Métodos e Conceitos de Tratamentos utilizados
Reeducação Postural Global
A Reeducação Postural Global (RPG) é um método terapêutico manual que se aplica às patologias que requerem fisioterapia. Na RPG cada ser humano é único e reage de forma diferente (individualidade); a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, a causa principal (causalidade/consequência), por isso, deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas (globalidade).
Nossa equipe de fisioterapeutas é especializada neste método fisioterapêutico há vários anos e possui confiança na sua eficiência devido aos muitos resultados positivos obtidos nos pacientes portadores de hérnias discais, dores lombares, escolioses, etc.
A RPG, oriunda da escola francesa, foi introduzida no Brasil na década de 80 por P. Souchard. Possui 3 regras básicas: individualidade, causalidade e globalidade. Isto significa que o tratamento é individual e planejado de acordo com a avaliação de cada paciente, buscando sempre verificar as causas da dor ou do problema e também trabalhando o indivíduo como um todo desde os pés até a cabeça e não só o local da dor ou do problema principal.
Parte-se do conceito que os músculos não trabalham isoladamente e sim em cadeias.
As sessões duram geralmente uma hora e tem a freqüência de uma vez por semana.
O trabalho é realizado de forma lenta e gradual respeitando o alinhamento normal, produzindo alongamentos eficientes e duradouros ao mesmo tempo em que o paciente gradualmente vai trocando a forma inadequada a qual estava habituado para uma forma mais adequada de sentar, andar etc.
Pilates
Método criado por Joseph Pilates por volta de 1920 tem como objetivo um trabalho global do individuo.
Pode ser realizado por qualquer indivíduo independente de sua idade, sexo, forma física ou condição de saúde, sendo possível também ser utilizado como Reabilitação.
Cada indivíduo, por ser único, será avaliado e tratado de forma específica considerando suas necessidades e sua capacidade.
Os exercícios são baseados em fortalecimento muscular com alongamento e durante a sua execução leva-se em conta a respiração, a concentração, o controle, a precisão, o ritmo e a fluência.
A prática do Pilates melhora a força, a mobilidade, a coordenação motora, desenvolve a percepção do corpo e a concentração e alivia o estresse.
“Boa forma física é o primeiro requisito de felicidade. De maneira a alcançarmos esta felicidade, é fundamental ganhar o domínio de seu corpo. Se você está com 30 anos e está rígido e fora de forma. Você está velho. Se você está com 60 e está maleável e forte, você está novo.” Joseph Pilates.
A fisioterapia aquática é um recurso essencial na neuropediatria para a reabilitação de crianças com desordens neuromotoras. Utilizando o ambiente da piscina, essa abordagem permite que crianças realizem movimentos com mais liberdade e segurança, aproveitando as propriedades da água para facilitar o controle motor, o equilíbrio e o fortalecimento muscular.
O meio aquático oferece um suporte natural que reduz o impacto nas articulações e permite que as crianças trabalhem habilidades motoras de forma controlada, sem o peso total do corpo. A resistência da água também favorece o fortalecimento muscular progressivo e a melhora da coordenação, além de ajudar na redução da espasticidade muscular e na circulação, promovendo um ambiente ideal para a reabilitação neuromotora.
Indicada para condições como paralisia cerebral, distrofias musculares, atraso no desenvolvimento motor, entre outras desordens neurológicas, a fisioterapia aquática tem um papel importante na reabilitação infantil. As atividades aquáticas são planejadas para desafiar as capacidades motoras de cada criança de forma segura e eficaz, promovendo avanços significativos na mobilidade e na independência.
Além dos benefícios físicos, a fisioterapia aquática proporciona um ambiente motivador e estimulante, ajudando a criança a se engajar no processo de reabilitação de forma positiva. Para famílias que buscam uma abordagem inovadora na neuropediatria, essa prática oferece uma reabilitação completa e humanizada, contribuindo para o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança.