PSICOLOGIA

O QUE É PSICOLOGIA?

É uma área da ciência que estuda e trata dos fenômenos psíquicos, observa e estuda o comportamento humano. Para isto se utiliza técnicas e abordagens psicoterapêuticas que auxiliam no tratamento, buscando o autoconhecimento e compreensão de si mesmo, proporcionando saúde para uma melhor qualidade de vida.

O trabalho desenvolvido no Centro de Apoio Terapêutico, na área da psicologia, atende crianças, adolescentes, adultos e realiza apoio às famílias dos atendidos com orientações e acolhimento na dinâmica familiar. As terapias são realizadas na abordagem cognitiva comportamental e ciência ABA com o objetivo de melhora do comportamento contribuindo junto aos demais setores que acompanham os pacientes em comum.

Os atendimentos são realizados individualmente e direcionados de acordo com as necessidades e queixas de quem nos procura. Quanto ao trabalho com crianças e adolescentes, o atendimento é individualizado, porém realiza-se com o acompanhamento e o envolvimento familiar, pois pensamos que o trabalho tem melhores resultados quando ocorre juntamente com a participação dos familiares e/ou responsáveis.

Além do trabalho citado, o setor de psicologia desenvolve um trabalho em Arteterapia.

O que é Arteterapia?

Na definição da American Art-terapy Associaction (A.A.T.A) – A Arteterapia é uma profissão assistencial ao ser humano. Oferece a oportunidade de explorar problemas e potencialidades pessoais por meio da expressão verbal e não verbal, e do desenvolvimento dos recursos físicos, cognitivos e emocionais.

No Centro de Apoio Terapêutico este trabalho é realizado individualmente ou em grupo, de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Nos grupos temos direcionado o trabalho com mulheres, explorando o universo feminino, abordando temas com o objetivo na busca da melhora na qualidade de vida e das suas relações.

No grupo com crianças são desenvolvidas atividades através de temáticas e pesquisa da História da Arte e seus grandes pintores, pesquisa de materiais, resgatando a criatividade e descoberta das potencialidades, motivando a sua autopercepção, confiança e fortalecendo a autoestima. Os grupos podem funcionar como um facilitador positivo para a adequação de regras, limites, e principalmente desenvolvendo o respeito a si mesmo e ao outro.

A arte reabilitação também é utilizada como recurso com crianças, adolescentes e adultos com Paralisia Cerebral, Transtorno o Espectro Autismo (TEA). Ela é definida como uma prática global visando não apenas as habilidades físicas e cognitivas, mas também a capacidade de organização da vida diária e socialização. A função da arte reabilitação está em facilitar o processo, trazendo ao espaço terapêutico possibilidades de materiais para adequar-se a produção do diagnóstico de cada paciente.

Psicologia

Copyright ©2021 Apoio Terapêutico All Rights Reserved.