Toda a nossa equipe de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogas está habilitada a utilizar o Conceito Bobath, tendo sido treinada por instrutores credenciados. A diretora clínica da equipe, Cláudia Alcântara de Torre, é Instrutora do Tratamento Neuroevolutivo- Conceito Bobath, participando da formação de inúmeros profissionais em várias partes do Brasil. O Conceito Bobath de tratamento teve origem na Inglaterra em 1943, e vem sendo utilizado há várias décadas no Brasil, sendo atualizado de acordo com os avanços da Neurociência.
É um processo de resolução de problemas, tanto pelo paciente como pelo terapeuta, para avaliar e tratar de indivíduos com distúrbios de função, movimento e tônus devido a lesão ou alteração do funcionamento do sistema nervoso central.
O objetivo é atingir a função com a máxima qualidade considerando os limites do indivíduo e o seu ambiente. O processo de intervenção é individualizado endereçado às necessidades bio- psico – sociais, incluindo aspectos preventivos e os de promoção da melhor participação social.
O processo interativo entre o indivíduo envolvido, a equipe interdisciplinar e a família e/ou cuidador conduz a intervenção apropriada 24horas por dia.
Atividade fisioterapêutica com a participação da mãe. Tronco com pouca retificação. Fisioterapeuta facilita o sentar com abdução dos membros inferiores e apoio das mãos abertas.
Conceito Bobath- mãe participando e brincando junto de uma sessão de fisioterapia promovendo mobilidade do quadril e tronco, mudanças posturais com uma finalidade e ação motora com a utilização do membro superior. Terapeuta estabiliza uma região do corpo para que criança possa mover ativa e controladamente a outra