O fonoaudiólogo atua em pesquisa, prevenção, aprimoramento, diagnóstico e tratamento no âmbito da fala (articulação, voz e fluência), linguagem oral, linguagem escrita, audição e comunicação alternativa (pranchas compostas por símbolos utilizadas como um meio alternativo ou complementar na comunicação do indivíduo, e como recurso no treino de linguagem).
A linha mestra para o tratamento de distúrbios neuromotores estão embasados no Tratamento Neuroevolutivo- Conceito Bobath que visa a abordagem do paciente de forma global e não segmentada.
Além do Conceito Bobath, a intervenção fonoaudiológica se baseia na ciência ABA e Modelo Denver, trabalhando habilidades cognitivas, sociais e comunicativas, e reduzindo comportamentos inadequados, permitindo, assim, melhoria no convívio social.
Quando necessário, é realizado um trabalho em equipe interdisciplinar que pode envolver a área de pediatria, neurologia, otorrinolaringologia, pneumologia, gastroenterologia, ortodontia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia entre outras.
A comunicação humana (fala e linguagem) depende diretamente dos processos que ocorrem no sistema nervoso central. A fala é produzida pela contração dos músculos, incluem lábios, maxilares, língua, palato duro, palato mole, faringe e laringe, bem como dos músculos da respiração. Similarmente, a linguagem também depende de processos que acontecem no cérebro. Quando existe qualquer alteração nesse processo se faz necessário a atuação da fonoaudiologia.
Comunicação Suplementar e/ou Alternativa
Consiste em compensar e/ou facilitar temporária ou permanentemente os prejuízos e incapacidades dos indivíduos com distúrbios da comunicação expressiva e/ou distúrbios da compreensão. (ASHA)
Sistemas de Comunicação Alternativa
Sistemas que não necessitam auxílio externo
Sistemas que necessitam auxílio externo
Quem pode usar o PCS (Picture Communication Symbols)?
Pode ser utilizado por indivíduos:
Bandagem elástica aplicada em músculo do lábio superior para auxiliar no vedamento do lábio no ato de engolir.